ELIZEU – O NOVO PROFETA

ELIZEU – O NOVO PROFETA

Elias era um profeta do Senhor, nos tempos dos reis de Israel e Judá. Homem importante nos planos de DEUS para com o povo escolhido; um verdadeiro atalaia cujo ministério foi difícil, porque depois de Davi e Salomão, os reis a todo momento estavam prevaricando, então vinha Elias com a Palavra de DEUS para corrigi-los do seus maus caminhos.

Este profeta não teve morte natural, tendo sido levado por misteriosos “carros e cavaleiros de fogo”.

Enquanto isso, Elizeu que era agricultor, estava no campo arando a sua terra, quando Elias passou e o convocou para que o seguisse; o camponês não titubeou; sacrificou os bois em holocausto ao Senhor, com o próprio madeiramento dos arados, beijou seus pais e se pos a caminho servindo a Elias, até o dia em que este foi levado embora de forma estranha, para voltar muitos séculos depois na figura de João Batista.

Elias sabia que ele seria levado e que Elizeu seria o seu substituto, mas por razões que desconhecemos, parecia querer estar solitário quando isso acontecesse; mas não foi o que ocorreu. Elizeu não largava dele. Por três vezes Elias pediu a Elizeu que ficasse onde estavam, que ele ia primeiro a Betel; na segunda tentativa, a Jericó e por ultimo ao rio Jordão. Elizeu não arredava os pés de junto de Elias. Teimosia? Não, ele sabia que o Senhor levaria Elias, por sua própria intuição e também porque os filhos dos profetas locais ficavam advertindo dessa possibilidade a todo o tempo.

Os dois profetas chegaram à borda do rio Jordão. Então Elias que tinha virtude do alto, dobrou a sua capa e feriu as águas, que se abriram milagrosamente deixando um caminho seco para eles passarem. Atravessado o rio, Elias que via o momento se aproximar, disse a Elizeu.
_ Pede-me o que queres que eu te faça.
_ Quero porção dobrada do espírito que está sobre ti – respondeu o servente.
_ Dura coisa pediste – afirmou Elias.
_ Entretanto, se me vires no momento em que eu for tomado, isso te será concedido, caso contrário, não.
Supõe-se que Elizeu deve ter ficado um tanto preocupado e com isso redobrou a vigilância. Enquanto caminhavam e conversavam, carros e cavaleiros de fogo os separou e num redemoinho, Elias foi elevado às alturas. Imagine-se o desespero de Elizeu, que assim exclamou:
_ Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros. E nunca mais viu Elias.
No entanto, Elias deixou sua capa cair, e num gesto usual quando se testemunha um fato significativo, Elizeu travou as suas vestes e a rasgou …
Inclinou-se, tomou a capa do profeta e cheio de mil pensamentos chegou à beira do rio Jordão, voltando pelo caminho em que iam os dois pouco antes, e feriu as águas com aquela peça de roupa, bradando:
_ Onde está o Senhor DEUS de Elias?
As águas novamente se abriram e caminho seco descortinou-se na sua frente, por onde Elizeu atravessou o Jordão.

Ao longe observavam-no um grupo de homens, que viram todo aquele movimento de corpos e ventos, concluindo assim que o espírito de Elias estava mesmo sobre Elizeu.

Correram ao seu encontro e ofereceram-se para procurar o profeta nos montes e vales próximos, julgando que houvera um translado de corpo apenas, com o que Elizeu não concordou, mas o grupo o pressionou tanto que ele consentiu. Entretanto a ninguém acharam, e voltando-se para Elizeu disseram que o lugar onde moravam era bom, mas as águas eram amargas. Diante daqueles homens de aparência suplicante ordenou que trouxessem uma salva nova contendo sal. Foram todos até o manancial e Elizeu deitou aquele sal na água, exclamando:
_ Assim diz o Senhor, sararei estas águas; não haverá mais nela morte e nem esterilidade. E aconteceu que as águas ficaram saradas.

Como sempre acontece, nem todos estavam contentes e assim, quando voltava para Betel, um grupo de rapazes desocupados e irreverentes começou a zombar de Elizeu.
_ Sobre, calvo, sobe calvo…gritavam eles.

Elizeu que ainda estava sob forte emoção, os amaldiçoou em nome do Senhor. Saíram então duas ursas da floresta e acabou por destruí-los, como prova de que o espírito dobrado de Elias estava realmente sobre ele. Elizeu deve ter se espantado com o próprio poder do qual estava investido…

Com as coisas de DEUS não se brinca.

Em seguida Elizeu dirigiu-se ao monte Carmelo e depois a Samaria, pois havia agora, diante dele um ministério a zelar e assim revestido, muitos feitos foram registrados nas escrituras como atuação do novo profeta de Israel: Elizeu, filho de Safate.
……………………..

Quando DEUS escolhe um homem a Seu serviço, não há como se “safar” desta missão.Portanto, se hoje ouvires a Palavra de DEUS ( Jesus Cristo) não endureçais os vossos corações.

Autor e colaborador: Diniz Aleixo de Moraes
São Paulo-SP
*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *