Reaprendizado

*

Reaprendizado

Espíritas entendem ser fase de reaprendizado
Da Redação

Prêmio Nobel de Química em 1977, o russo Ilya Prigogine concluiu que sistemas não podem evoluir em estado de equilíbrio. Em outras palavras: o caos é necessário ao progresso.
*
Para o presidente da Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), Ricardo Sallum, esta é a definição mais confortável para o momento que a humanidade atravessa. A exemplo dos católicos, a comunidade espírita acredita que esta é uma fase de reaprendizado. “A Terra é uma escola, não estamos aqui a passeio. Viemos para construir, deixar algo para o futuro”, defende Sallum.

Ele atribui o receio coletivo a uma visão limitada, na qual só se enxerga a possibilidade de perdas materiais, embora reconheça que essa sensação é praticamente inevitável. “A primeira coisa com que a pessoa se preocupa é com o seu emprego”.

Mas, além da ameaça ao bolso, a crise traz risco à saúde. Sallum adverte que sentimentos como medo, insegurança e raiva são atalhos para as doenças. “Esses sentimentos levam à depressão. A partir daí, nosso sistema imunológico não reconhece, por exemplo, as células cancerígenas que precisa matar”, explica.

Desta fase de “desencarne coletivo” que os espíritas acreditam estar em andamento, fica a esperança de um planeta melhor. “As pessoas tendem a buscar o conforto espiritual quando falta o material. Isso, com certeza, trará mudanças boas”.
*
Fonte:
http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=400013&opr=103
*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *