25 de dezembro
Prezado Tio Eudison,
Cordiais Saudações
Mas meu pensamento fica turbinado em um montão de coisas que eu vejo e reparo.
Por que comemorar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro; Ele nasceu mesmo nesse dia? Ou em dia proximo?
Na bíblia temos indícios de que Ele nasceu entre setembro e outubro.
Em Lucas 2,8-9 lemos:”…Havia naquela ragião patores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigilias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam e a gloria de Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.”
Nestes versiculos fica claro que os pastorem estam a campo aberto durante a noite, o que seria impossível na data de 25 de dezembro, em pleno inverno, que se sabe, no hemisferio norte, é muito frio.
Por outro lado sabe-se que o povo daquela época controlava todas as sua atividades economicas pelo movimento dos astros. No dia 25 de dezembro ocorria o solstício de inverno, ou seja , a noite mais longa a partir da qual os dias começavam a amliar a claridade. Isso era motivo de alegria para eles pois começavam a preparar a terra para a lavoura.
Então as festividades em homenagem ao sol eram intensas. Daí a tradição das festas nessa data. Constantino, imperador romano, ao dar impulso a igreja catolica, incorporou tais festividades no rito catolico. com a aparencia de aniversario de Cristo.
Até hoje a humanidade faz a mesma coisa: cultutam o Papai Noel, dão-se presentes, comem laudas ceias, de 1 a 51 tomam todas, mas a pregação de amor ao proximo de Jesus parece ficar em segundo plano.
Abraços
Tio Fran
Francisco de Assis Leonel – São Paulo-SP
*
Breves palavras, enorme sabedoria. Parabéns pelo texto. Adorei, adorei!