Caridade e Oração

Por favor, click sobre a imagem para ampliá-la. Grato.
Link permanente para esta mensagem:__ http://wp.me/p1oMor-dEb
Mensagem número # 6.136 – Quarta-feira @ 20120425030643
Visitas recebidas de Março de 2011 à 25/04/2012 = 49.068
Por favor, você pode divulgar o blog?
Link: http://sinapseslinks.wordpress.com/
Contato: Leal, e-mail: sinapseslinks@gmail.com
Muito obrigado pela sua importante visita!
Seja Abençoado.
*
*

*
*
Caridade e Oração

Lenita Maria Costa de Almeida

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra caridade vem do latim caritate – No vocabulário cristão, o amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outrem e procura identificar-se com o amor de Deus, ágape, amor e caridade. Benevolência, complacência, compaixão. Uma das virtudes teológicas. Beneficiência – benefício, esmola.

Dentro da Doutrina Espírita, existe uma máxima que diz: “Fora da caridade não há salvação.” Uma das formas mais eloqüentes de praticarmos os mandamentos de Cristo é exercendo, como Ele, a caridade. Entretanto, como desenvolver esse fazer é ainda confuso para muitas pessoas. Por exemplo, dar uma moeda para um pedinte, nas ruas, deixa o doador feliz da vida, achando que fez caridade. Será? Será que aquele indivíduo necessitava resolver suas necessidades com aquelas e outras moedas recebidas? Provavelmente não. Entretanto, acionar uma instituição que cuide desses problemas sociais dá trabalho e esses organismos têm também suas falhas. De qualquer forma, teria valido a iniciativa.

Como se vê, fazer caridade não é tão fácil. É bastante complexo. Podemos, agindo dessa forma, estar estimulando vícios e apenas adiando a solução dos problemas. No nosso entendimento, em se tratando de auxílio monetário, as instituições religiosas – de vários credos – são as que mais efetivamente se doam a essas questões, através de sérios trabalhos voluntários.

Contudo, uma das caridades mais efetiva, a meu ver, é aquela que oferece o ombro amigo para ouvir confidências e desabafos, de quem necessita. Uma pessoa de confiança, numa hora dessas, pode salvar outra de várias mazelas, se ela sentir-se amada e compreendida. Em tempo. Uma confidência desse tipo, deve ser tratada com a mais severa discrição – segredo mesmo – para não trair a confiança que lhe foi depositada.

Outra boa prática, mais simples, consiste em estar atento aos utensílios e roupas que não mais nos servem e doar a casas beneficientes, que reverterão o resultado desse pequeno comércio para comprar alimentos e doá-los a famílias carentes. A benevolência, complacência e compaixão, como já foi visto, é uma das virtudes teológicas.

Por outro lado, muitas pessoas têm vontade de ser caridosas, mas não encontram o caminho. O que lhes é proposto, não lhes satisfaz. Aí entra o poder da oração. Há muitas formas de orar. O importante, sempre, é que a prece deve brotar do fundo do nosso coração.

Podemos depurar o nosso interior, usando a oração como veículo e esgotando-lhe as possibilidades. A Leitura da Bíblia ou outras passagens sagradas é a Lactus Divina ,por nós chamada de Leitura Orante ou Leitura Divina. A leitura é uma das formas de sistematizarmos a presença de Cristo em nosso interior. Apenas para uma forma mais didática, esse tipo de atividade divide-se em quatro momentos: leitura, meditação oração e contemplação. Essa divisão orienta o nosso pensar e organiza nossa mente. O resultado é de grande benefício para nós próprios.

A prática desses momentos só eleva nossa alma, purifica nosso ser e nos intui sobre o livre arbítrio nas opções oferecidas.

“A Leitura Orante é uma experiência pessoal e comunitária de escuta da Palavra de Deus e de obediência a ela. Esse modo de ler a Bíblia nos ajuda no encontro pessoal com Jesus Cristo. É um método que nos leva à meditação, à oração, à contemplação e à transformação de cada um de nós que, a exemplo dos discípulos de Emaús, queremos deixar que a Palavra de Deus aqueça e transforme nosso coração e nossa vida por inteiro” (cf.Lc 24,13,35). (PE. Humberto Robson de Carvalho).

“Quem reza está permitindo que Deus o salve” – Dom Joaquim Justino Carreira
Bispo Auxiliar de São Paulo – Região Episcopal de Santana
*
Sobre a autora: http://bit.ly/yqipjB
*
Faça o download do artigo em PDF. Click aqui. Grato.
*
Publicado em: SinapsesLinks
http://sinapseslinks.wordpress.com/
*

Um comentário sobre “Caridade e Oração

  1. …concordo com tudo o que está escrito acima, é pura verdade…eu não estou muito seguro de entender o que seja caridade…, caridade é obras?…“Fora da caridade não há salvação.” , leio em Ef 2:8-9″Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie.”…este a Deustexto é uma advertência para que freiemos nossas vaidades…existem muitas pessoas e organizações que praticam a caridade…mas elas tem fé? Qual é o ponto de equilíbrio?…eu acho na santa palavra de Deus que o equilíbrio está na atitude…veja o exemplo de Abraão quando foi instado por Deus a sacrificar seu único filho Isaque. Abraão não murmurou nem questionou a Deus, simplesmente obdeceu e ao levantar o cuitelo para imolar seu filho, do céu bradou o Anjo do Senhor:”Abraão, Abraão” e ele respondeu “Eis-me aqui”…o Anjo continuou:”Não estendas a mão sobre o rapaz, e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.” Gn 22:10-12. Aprendo com isto a ter atitudes diante de Deus, oh Glória!…mas de que vale a fé sem as obras?…de novo encontro na Santas Escrituras:Tg 2:17-23 “Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé e eu tenho obras; mostar-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras te mostrarei a minha fé. Crês que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem.Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que o nosso pai Abraão foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho Isaque? Vês como a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.”…assim meu aprendizado se completa: não devo praticar as obras pra me destacar entre os homens, mas devo ter atitudes que testificam a minha fé.,…

  2. Francisco de Assis Leonel, Salve!
    Quão bom e agradável a Luz do seu entendimento enriquecendo a todos nós!
    “devo ter atitudes que testificam a minha fé….”
    Sim! Inquestionável!
    A Caridade, manifestação do Amor Fraterno de Jesus, por Ele exemplificada, sempre beneficia a todos, direta e indiretamente.
    São muitas e infinitas as “formas” da Caridade.
    Discuti-las neste pequeno espaço seria confiná-la.
    Considerando meus limitados conhecimentos, teóricos e práticos, para que a Caridade não seja castigada pela minha letra, então apelei para os Amorosos Espíritos do Senhor que já nos ensinaram em muitos livros psicografados.
    Por favor, vide a mensagem que recém publiquei: http://wp.me/p1oMor-dFB
    Francisco de Assis Leonel, agradeço, de Coração, a sua presença e todos os questionamentos que lhe possam ocorrer, pois, assim, sou obrigado a estudar.
    *
    Desejo que o seu Novo Dia Concedido seja: Feliz!
    *
    Fraternalmente,
    Leal, encarnado há 26.214 dias, obrigado Senhor!
    === Aprendiz em todas as instâncias da Vida ===
    *** Sábado @ 20120428042037

  3. Muito bom este artigo da Lenita. Gostei bastante da forma como ela abordou o tema.
    De fato, respeito e consideração pelo nosso próximo, a cada dia que passa, está se tornando cada vez mais difícil de encontrar.
    E como a Lenita se refere, não é mais importante a educação social do que a educação cristã, porque a segunda, parte do coração. E quando parte do coração, certamente não desejaremos barganhar.
    Quando ela te mandar mais artigos, repasse pra mim, por favor. Por minha vez, vou repassar também, isto é, se não houver inconveniente.
    Fiquem com Deus.
    Bjs.
    Claudette

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *