5 aprendizados com trabalho voluntário para aplicar na vida
Publicado em 8 de janeiro de 2019
Sarah Leal Dias Gonçalves
Estudante apaixonada de moda e rainha do tricô
Há pouco mais de um ano tive uma ideia para incrementar o plano inicial para o meu trabalho de conclusão de curso, que acontece nesse ano. Desde o início da faculdade me interesso por moda sustentável e busco em cada trabalho me guiar por essa veia, portanto, em meu TCC não poderia ser diferente.
Após fazer algumas leituras, no fim de 2017, quando já estava em férias, me veio o seguinte: por que não fazer um projeto social associado ao tricô? A partir desse momento, minha mente não parou mais de pensar sobre isso e procurar formas de fazer com que o projeto se realizasse. No início de 2018 tudo foi se encaminhando, realmente fluiu de forma natural, até que em agosto o projeto realmente se iniciou.
Pessoalmente tive diversos aprendizados nessa primeira fase (a segunda está sendo preparada) e com certeza valem a pena serem compartilhados, pois são completamente aplicáveis para as situações da vida, tanto pessoais como profissionais. Vamos lá?
1. Comunicação
Não tem jeito, se você tem uma ideia, mas não se comunica para fazê-la acontecer, de nada adianta. Eu precisei dar a cara a tapa em diversos estágios, conversar com pessoas e claro, saber comunicar a ideia, porque para mim fazia sentido, mas precisei mostrar para as outras pessoas o valor da ideia.
2. Trabalho em equipe
Desde a concepção do projeto sabia que precisaria de ajuda, por isso chamei minha amiga Analu para ministrar as aulas comigo, só que não imaginei que para que todo o resto também precisaria de outras pessoas, como para a montagem das apostilas, por exemplo. Foram 5 pessoas tricotando as amostras de tricô (que chegaram quase a 300) para que ficasse tudo pronto para o início das aulas, além disso, toda a diretoria e coordenação do Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (NABEM) que abriram o espaço para que o projeto pudesse acontecer e claro, todos aqueles que me incentivaram em levar a ideia adiante. O trabalho em equipe é absurdamente importante e saber o valor disso faz toda a diferença.
3. Paciência
Desde sempre fui muito apressada, do tipo que quer as coisas para ontem. Em primeiro lugar, tive que ter paciência para amadurecer a ideia original, depois perceber que não era o suficiente, então buscar informações para incrementar a ideia, buscar os contatos para realiza-la e por fim, durante todo o processo de ensinamento. Precisei ter muita paciência e me lembrar constantemente que as coisas acontecem no momento em que tem que acontecer e isso foi muito positivo, pois mudou minha visão sobre o todo.
4. Empatia
Acredito que uma das características mais importantes para desenvolvermos na vida é a empatia, pois nos ajuda a ter mais respeito com aquele que está diante de nós. Durante o projeto, fomos conhecendo mais a fundo a história de cada aluna e dessa forma, descobria mais a cada aula que realmente cada pessoa vive seus altos e baixos e por isso é preciso ter respeito, pois nunca sabemos o que o outro está vivendo em seu universo.
5. Planejamento
Por último, mas não menos importante, redescobri o peso de um bom planejamento. Sempre gostei de planejar e tive facilidade com isso, mas quando você depende disso para fazer algo real acontecer é bem diferente. O planejamento foi necessário para que desse tempo de contatar as pessoas envolvidas, conseguir alunos, preparar o material, fazer o calendário e até para prever possíveis imprevistos. É claro que alguns estágios precisaram ser adaptados, mas isso também faz parte do aprendizado de um bom planejamento.
Concluindo, o trabalho voluntário é uma oportunidade de ter grandes aprendizados para a vida pessoal e profissional. Hoje me sinto muito mais preparada para a segunda etapa que está por vir e para novos desafios da vida.
E você, já fez ou faz algum trabalho voluntário? Quais foram suas lições aprendidas? Deixe seu comentário, adoraria conhecer suas experiências.
*
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/5-aprendizados-com-trabalho-volunt%C3%A1rio-para-aplicar-sarah/
*
Leal – aprendiz +55 12 98260-2909
eudisonleal@gmail.com
*
Site do Leal – desde 2006
www.comkardec.com
*
Facebook do Leal
https://www.facebook.com/EudisonLeal
*
Leal, aprendiz em todas as instância da Vida
Leal, encarnado há 28660 dias.
Obrigado Senhor!
*
*
***