Espiritismo 2008

Espiritismo

O espiritismo voltou às manchetes com força em 2008, graças ao sucesso do filme “Bezerra de Menezes – Diário de um Espírito”. Por meio dele, quase 500 mil brasileiros relembraram (ou conheceram) a história do chamado “Kardec brasileiro”, médium e maior nome da doutrina no País no final do século 19.

Esse instantâneo histórico, que narra a consolidação dos fundamentos do espiritismo por aqui, serve de contraponto para uma tendência que gera polêmica: a mistura do espiritismo com outras correntes filosóficas e a medicina holística, que trabalha corpo e mente simultaneamente.

Enquanto, segundo o IBGE, 2,4 milhões de brasileiros declaram-se espíritas, outros cerca de 30 milhões – de acordo com estimativas da Federação Espírita Brasileira – simpatizam com as idéias da doutrina.

E os últimos, cada vez mais, estão misturando correntes de pensamento orientais (como hinduísmo, ioga e tai-chi-chuan), terapias energéticas ou a força do pensamento positivo em seus rituais e práticas. A questão que fica é: o espiritismo irá incorporar essas influências ou os tradicionalistas acabarão mantendo as coisas separadas?

Revista Galileu, dezembro de 2008, número 209

Fonte:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG85322-7855-209,00-A+NOVA+ERA+DO+ESPIRITISMO.html
*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *