Criminosos

❖❖ Caridade para com os criminosos

❖❖ Caridade para com os criminosos

❖ A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo.

❖ Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina.

❖ Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei.

❖ Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.

❖ Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis.

❖ Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?

❖ A verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de consolação que lhe aditeis.

❖ Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós.

❖ A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo.

❖ Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo.

❖ Estão próximos os tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande fraternidade, em que os homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e esperança e conduzirá as almas às moradas ditosas.

❖ Amai-vos, pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os outros infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém desprezeis.

❖ Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos.

❖ Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.

❖ Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade.

❖ Não vos cabe dizer de um criminoso: “É um miserável; deve-se expurgar da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de tal espécie, a morte que lhe infligem.”

❖ Não, não é assim que vos compete falar.

❖ Observai o vosso modelo: Jesus.

❖ Que diria ele, se visse junto de si um desses desgraçados?

❖ Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de piedade; estender-lhe-ia a mão.

❖ Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra.

❖ Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com fé.

❖ É tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele.

Isabel de França. (Havre, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 14.)


✦ Leal∴
✦ Aprendiz em todas as instâncias da Vida
✦ Obrigado Deus Pai!
✦ Encarnado há 30.147 dias.

✦ www.comkardec.com
✦ sinapseslinks.blogspot.com/
✦ https://eudisonleal.wordpress.com/
✦ https://chat.openai.com/chat
✦ 12-98260-2909

✦ Publicado em:
✦ Sexta 02fev2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *