Ter mais de 60 anos significa o triunfo da experiência, da serenidade e da paz, quando se constata com alegria e gratidão que ficaram para trás a insensatez, a pressa e a beligerância. A partir dessa idade os caminhos se ampliam, tornam-se mais iluminados e então todas as certezas são deixadas de lado e abre-se espaço para verdadeiramente aprender.
Quando passamos dos 60 anos, pensamos que tudo acabou e que agora as doenças vão tomar conta dos nossos dias. Não é bem assim. A oportunidade terrena é uma benção e precisamos aproveitá-la. Hoje dói, amanhã não dói e seguimos agradecidos pela vida. Quem é que disse que não podemos ser felizes porque nos tornamos idosos? A vida tem suas fases e precisamos passar por todas elas com gratidão, procurando fazer o melhor. O exercício físico ajuda demais. O sorriso alimenta, traz alegria e felicidade. A idade é uma questão cronológica que fica clara exteriormente. Por dentro continuamos com os mesmos sonhos e esperanças. Não se deixe envelhecer. Viva o que tem e seja feliz!
O assunto idade é muito relativo e subjetibo. Aos 20 anos, consideremos velha pessoa com 30 anos. Aos 30 anos consideramos velha uma pessoa com 4o anos. Aos 40 anos vamos considerar uma pessoa com 51 anos velha.
Aos 50 consideramos velha uma pessoa com 60 anos.
E o que dizer de alguém com 75 anos.
Há bem pouco tempo, 75 anos seria considerada velhice.
Hoje, alguém com 70, 75, 80 anos, esta em pleno vigor, trabalhando, praticando esportes
A idade traz consigo alguns freios.
Meu cérebro me diz você tem 30 anos. Então quero caminhar mais rápido, praticar determinadas atividades, e meu joelho diz: pode parar, esqueceu da artrose?
A lasanha na casa da cunhada, aos domingos, que delícia. Ai, como se olhasse todo aquele molho, o mar de queijo, meu estomago me lembra: tá doida, quer engordar, esqueceu da intolerância á lactose?
Eu penso, não esqueci não, minha memória esta muito boa….
Mas do que a gente estava falando mesmo?
Creio que velho é aquele que só reclama, e fala dás doenças!! Idoso e o que usa seu tempo e aprendizado com sabedoria para aprender e auxiliar seu próximo!! Orgulha-se de sua vida e vai deixar muitos exemplos!!
Maior de 60 idoso ou velho?
Quando somos mais novos, costumamos achar quem tem mais de 60 seja homem ou mulher é
velho, coroa, ancestral, ultrapassado, teimoso, idoso, aposentado, vovô, e ainda “velho é tudo igual”.
Esquecemos que pela ordem natural das coisas chegaremos lá.
Certa vez ouvi meu pai dizer: “depois dos 60, quando encontramos um amigo não perguntamos COMO VAI, perguntamos ONDE DÓI”. Parece brincadeira mas é fato.
Ao completar 60 sofremos alterações na postura e no andar, diminui nossa massa muscular com isso o enfraquecimento do corpo, aumenta a gordura corporal, corremos o risco de queda, sentimos dores e ficamos mais vulneráveis a doenças.
Se olharmos por essas realidades podemos achar que o pós 60 não é bom.
Porem não podemos esquecer que só é maior de 60 quem está vivo, ser maior de 60 indica que você tem mais experiencia de vida e profissional, você tem conhecimento de fatos e histórias, você pode se aposentar, aqui no Brasil temos prioridades em filas, meia entrada em cinemas, teatros e shows, somos paparicados.
Idoso não é sinônimo de doença. É preciso criar hábitos saudáveis ao longo da vida, para chegar saudável no pós 60.
Precisamos entender:
IDOSO é quem tem muita idade, e a idade causa degeneração das células.
Você é idoso a partir dos 60 anos.
VELHO é quem perdeu a jovialidade, a degeneração do espírito. Você pode ser velho com pouca idade.
Sejamos idosos saudáveis, aproveitando e curtindo a Vida!
Hoje conto com mais de 60 anos, sendo 61 Primaveras , no momento
mais uma, vejo como passou célere, recordo o tempo de criança, mocidade , hoje percebo que estou na pré-envelhesência, mais tranquilo e feliz.
O tempo nos traz tudo isto, um novo olhar para as coisa realmente necessárias, muito é deixado para traz, ficou como aprendizado.
Somos Espíritos imortais, criados simples e ignorantes do bem e do mal, rumo a perfeição relativa.
Gratidão sempre.
Mais de 60 anos..
Ainda não cheguei aos 60, mas estou no caminho…
Vejo essa idade como um marco da vida das pessoas. Aqui no Brasil ao atingir os 60 anos, entra-se pra a chamada Terceira Idade onde se pode desfrutar de alguns direitos como estacionamento gratuito, fila especial, enfim…
Muitos, embora com os cabelos brancos, não aparentam ter a idade que tem, fruto dos cuidados com a saúde, alimentação, prática de exercícios físicos, uma boa saúde mental e também com a ajuda da estética, muito procurada hoje me dia para se manter com a aparência jovial e, tudo isso, permite o aumento da expectativa de vida.
Na velhice carrega-se uma grande bagagem adquirida durante todo o tempo vivido, é a manifestação de todas as fases da vida e deveria ser respeitado, por todos!
Devemos ver os idosos sem limitações dos seus papéis, acreditando que além de pais, avós, eles também merecem viver sua vida na plenitude do amor, da sexualidade, enfim, de tudo que possa fazê-lo feliz. Que saibamos envelhecer com gratidão, por tudo que nos tem sido permitido
As pessoa com mais de sessenta anos, alem dos rituais cotidianos de reza e agradecimento, devem ter um diário de bordo e reinventar-se todos os dias.
Coração Visitante Que Tal Deixar Sua Mensagem Sobre os 60+?
♦
❖ ❖ Leal∴ ❖ ❖
❖ Encarnado há 30.385 dias.
❖ Aprendiz em todas as instâncias da Vida
❖ Obrigado Deus Pai!
❖ www.comkardec.com
♦ https://www.zapgpt.com.br/especialistas/zapgpt
❖ https://web.facebook.com/EudisonLeal/
❖
❖ contato: 12-98260-2909
♦
❖ Publicado em:
❖ 29set2023 Sexta
♦
Meu maior exemplo de “mais de 60”, hoje, completa 90!
Eu com meus 53…não me vejo nesse estágio…gozando de tanta “vontade de viver”, como minha mãe!!!
Ela é paciência, sabedoria, aconchego e amor.
Todos os dias atendo vários “mais de 60”…uns bem, outros mal fisicamente. Muitos sendo auxiliados…outros abandonados. Alguns conversam, outros precisam de intérpretes…mas todos, dê alguma forma, agradecem pela atenção. Em cada um deles vejo histórias diferentes…mas todas me dão a certeza que, mesmo sofridas, valeram a pena!