Mãe Jussara de Yansã

*

OBALUAIÊ – OMULU – XAPANÃ – SAPATÁ

Um dos Orixás mais temidos dentro de qualquer culto afro, e também um dos mais respeitado e poderosos, tanto que seu nome nunca deve ser mencionado em vão.

Suas raízes até hoje ainda são discutidas, pois cada escritor, cada lenda, o traz de lugar diferente. Filho de Nanã com Orixalá, dependendo da nação, tem um nome como Omulu, Obaluaê, Xapanâ ou Sapatá. Dono das doenças, das pragas, da miséria, domina a terra árida e quente, como o calor do sol e do fogo. Conhecido por sua personalidade muito forte, sempre contra os malfeitores e àqueles que não têm caráter, mas sempre indispensável dentro de qualquer ritual do candomblé ou outros.

Este orixá tem também um grande poder sobre os eguns (espíritos desencarnados ou ancestrais). Conhece todos os segredos da morte, sendo as vezes confundido com eku (a própria morte), é quem faz a limpeza do corpo, levando assim o egum para o outro plano. Seu principal símbolo é o xaxará, feito com a palha extraída da folha da palmeira, enfeitado com búzios e contas. Com esta ôarma® é que ele varre as doenças, os feitiços, a miséria e os males incuráveis. Usa também um longo cajado com três cabaças presas, onde carrega todo o segredo da criação.

Sua vestimenta é sempre de palha das costas, cobrindo o corpo inteiro, sua dança tem um ritmo totalmente particular chamado ôopanijé®. Sua saudação, dependendo da nação é Atôtô, ou Abawo. Tradicionais casas de Candomblé ou Umbanda do Brasil cultuam este Orixá no mês de Agosto, proporcionando cerimônias ôOlubajé® em sua homenagem. Normalmente, na casa de Candomblé, Obaluaiê tem o papel fundamental nos ebós (trabalhos) para que sejam afastados os obsessores, as doenças e a negatividade. Sua festa anual é o Olubajé, (Olu-aquele que, ba-aceita, jé-comer ; ou ainda aquele-que-come), são feitas oferendas e são servidas suas comidas votivas, seus “filhos” devidamente “incorporados” e paramentados oferecem as mesmas aos convidados/assistentes desta festa, em folhas de bananeira ou mamona.
*
Mãe Jussara de Yansã (Axé Cantuá)
mae_jussara@hotmail.com
*
Fonte:
http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/ocultismo/873267.html
*

11 comentários sobre “Mãe Jussara de Yansã

  1. luzia tavares nasci no dia 20/01/80 estou com problemas amorosos nao sei o q aconteceu de uns tempos pra ca estou muito sozinha sem ninguem tem horas que penço que fizeram alguma coisa pra mim pois nao arrumo namorado de jeito nenhum e sem contar que vivo me sentindo mal com falta de ar e palpitaçoes sera que estou doente?me ajude por favor eu preciso ser feliz e me sentir alegre e desejada novamente nao sinto vontade de sair vivo numa tristeza so espero contar com asenhora pois estou desesperada me ajude por favor

  2. GILVANIA SILVA DA CONCEIÇAO NASCI NO DIA 16/06/1983 ESTOU COM PROBLEMAS HA UM ANO E DOIS MESES QUE PULEI DE UMA VARANDA DE UMA DUPLEX E QUEBREI O TORNOZELO MAS INFELISMENTE EU NUNCA MAIS FIQUEI BOA MEU PE INCHA MUITO E SINTO MUITA DOR QUERIA SABER SE ISSO E COISA ESPIRITUAL OU AINDA EDE MEDICO.

  3. Maria joanira da Rocha nasci no dia 06/07/1974 e a dele é 04/05/1977!mae Jussra, à 8 anos atrás tive um relacionamento qui durou 2 anos, e nesse período fiquei grávida, falei p/ ele, ele falou qui não era dele!gostaria qui a senhora colocasse os búzios sobre nós dois!

  4. mae jussara, sou uma senhora,nasci no dia 26/10 /1940..Casei com umprimo já fiz 50 anos de casada, mas só no papel, porque na realidade , vivi a maioriada minha vida só>hoje quero me livrar da presença dele , mas tudo me impede..quero amar outra pessoa ,pois sou muito ativa e não suporto viver nessa solidão

  5. mae jussara,sou iniciada no candomble com yansa;ja faz 7anos;so que saí da casa em que estava por nao encontrar respostas;e vi muitas contradiçoes emfim muitos interesses financeiros;o que nao concordo.E agora estou abrigada em casa de um irmão de santo;mas estou sentindo falta de cultuar meu orixa.Minha vida esta bem dificil;o que posso fazer;me oriente por favor.

  6. Oie meu nome e Rita,e eu sou do candonblé mais no momento nao tenho mãe de santo estou passando por varios problemas de saúde e nao cahou uma mãe de santo que se comova com meu problema,espero que vc possa me ajuda estou contando com sua ajuda ;).Espero que vc possa me responder pelo o twitter da minha sobrinha que é ediomara@malcaracter.com.br ela era também.

  7. oi meu nome e tatiane,eu sou de fortaleza o meu problema e que meu namorado me deixou a gente namorou mais de 10 anos gostaria de saber se ele ainda vai volta pra mim e porque ele realmente me deixou porque eu não me convenci pelo que ele falou pra mim,eu estou sofrendo muito porque amo muito ele o quer que eu devo fazer.tatiane.mpaiva@hotmail.com

  8. Mãe jussara namorei 5 anos com um rapaz nos terminamos e eu tenho outra pessoa e ele também, so que nos dois nos encontramos escondido mais ele diz pra mim que não tem ninguém, so que eu sei que ele tem outra pessoa, e o outro problema e que com essa saidas escondidas acabei engravidando dele e ele sabe quero saber se tem alguma possibilidade de nos dois voltarmos. e ficar junto para criar nosso filho.meu nome e renata

  9. Mãe Jussara namorei um rapazmas se meteram muito e falaram muito de mim pra ele e depois de um tempo ele se afastou e ficou destante e terminou comigo, gosto muito dele ainda as vezes ele me procura e ficamos diz que gosta de mim mas não voltou comigo.queria saber se foi alguma coisaque fizeram e se a gente ainda vai voltar???? Me responde por favor. Meu nome é Ana Beatriz da Silva Melo nasci dia 22.09.1994 Fortaleza. Ele nasceu dia 24.01.1992

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *