Espiritismo e Apometria

*
*
Por favor, click sobre a imagem para ampliá-la. Grato.
Link permanente para esta mensagem:___ http://wp.me/p1oMor-cN5
Contato: Leal, e-mail: sinapseslinks@gmail.com
*
*

*
*
Espiritismo e Apometria
*
O médico carioca residente em Porto Alegre Dr. José Lacerda desde os anos 50, espírita que era então, começou a realizar atividades mediúnicas normais numa pequena sala de Hospital Espírita de Porto Alegre e ali realizou investigações pessoais que desaguaram no movimento denominado Apometria.

Não irei entrar no mérito nem no estudo da apometria porque eu não sou apômetra, eu sou espírita, mas o que posso dizer é que a apometria, segundo os seus próprios seguidores, não é Espiritismo. Suas práticas estão em total desacordo com as recomendações de O Livro dos Médiuns.

A presunção de alguns chegou a afirmar que a apometria é um passo avançado ao movimento Espírita e que Allan Kardec encontra-se totalmente ultrapassado já que sua proposta era para o século XIX e para parte do século XX e que a apometria é o degrau mais evoluído. A prática e os métodos violento s de libertação dos obsessores que este e outros métodos correlatos apresenta, a mim me parecem tão chocantes que me fazem recordar da lei de Talião, que já foi suavizada por Moisés, com o código legal, e que Jesus sublimou através do amor.

ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS
De acordo com aqueles métodos, quando as entidades são rebeldes os doutrinadores, depois de realizarem uma contagem cabalística ou um gestual muito específico, as expulsam com violência para o magma da Terra, substância ainda em ebulição do nosso planeta, ou as colocam em cápsulas espaciais que são disparadas para o mundo da erraticidade.

Não iremos examinar a questão esdrúxula desse comportamento, mas se eu, na condição de espírito imperfeito que sou, chegasse desesperado num lugar pedindo misericórdia e apoio à minha loucura, e outrem, o meu próximo, me exilasse para o magma da Terra, para eu experimentar a dureza de um inferno mitológico ou ser desintegrado, ou se me mandassem expulso da Terra numa cápsula espacial, eu renegaria aquele Deus que inspirou esse adversário da compaixão.

A Doutrina Espírita, baseada no ensino de Jesus, centraliza-se no amor e todas essas práticas novas, das mentalizações, das correntes mento-magnéticas, psico-telérgicas para nós, espíritas, merecem todo respeito, mas não têm nada a ver com Espiritismo.

O mesmo se dá com as práticas da Terapia de Existências Passadas realizadas dentro da casa espírita ou da cromoterapia ou da cristalterapia, que fogem totalmente da finalidade do Espiritismo.

Casa Espírita não é uma clínica alternativa. Não é lugar onde toda experiência nova deve ser colocada em execução. Tenho certeza de que aqueles que adotam esses métodos novos não conhecem as bases Kardequianas e ao conhecerem-nas nunca as vivenciaram.

Temos todo o material revelado pelo mundo espiritual nestes tantos anos de codificação, no Brasil e no mundo, pela mediunidade inco mparável de Chico Xavier; as informações que vieram pela notável Yvone do Amaral Pereira; por Zilda Gama e por tantos médiuns nobres conhecidos e desconhecidos.

Então, se alguém prefere a apometria, divorcie-se do Espiritismo.

É um direito! Mas não misture para não confundir. A nossa tarefa é de iluminar, não é de eliminar. O espírito mau, perverso, cruel é nosso irmão na ignorância. Poderia haver alguém mais cruel do que o jovem Saulo de Tarso? Ele havia assassinado Estevão a pedradas, havia assassinado outros, e foi a Damasco para assassinar Ananias. Jesus não o colocou numa cápsula espacial e disparou para o infinito.

Apareceu a ele! Conquistou-o pelo amor: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Pode haver maior ternura nisso? E ele tomado de espanto perguntou: “Que é isto?” “Eu sou Jesus, aquele a quem persegues”. E ele, então, caiu em si.

Emmanuel ensina que o termo “caindo em si” significa que a capa do ego cedeu lugar ao encontro com o ser profundo. Ele despertou, e graças a ele nós conhecemos Jesus pela sua palavra, pelas suas lutas, pelo alto preço que pagou, apedrejado várias vezes, jogado por detrás dos muros nos lugares do lixo, foi resgatado pelos amigos e continuou pregando.

Então, os espíritos perversos merecem nossa compaixão e não nosso repúdio. Coloquemo-nos no lugar deles.

Não temos nada contra a Apometria, as correntes mento-magnéticas, aquelas outras de nomes muito esdrúxulos e pseudo-científicos. Mas, como espíritas, nós deveremos cuidar da proposta Espírita.

Na minha condição de Espírita, exercendo a mediunidade por mais de 60 anos, os resultados têm sido todos colhidos da árvore do amor e da caridade e a nossa mentalidade espírita não admite ritual, gestual, gritaria, nem determinados comportamentos.
*
Divaldo Pereira Franco, na TV aberta

Transcrito do programa Presença Espírita da Rádio Boa Nova a partir de palestra de Divaldo Pereira Franco.

Fonte: Revista GOIÁS ESPÍRITA Nº32-2009.
*
Colaboração:
Alvaro Basile Portughesi
Blog: http://aportughesi.wordpress.com/
*
*

Um comentário sobre “Espiritismo e Apometria

  1. Querido Eudison, na apometria da qual tive o privilégio de participar, primou-se pela aborgagem extremamente caridosa ao espírito manifestante e depois à personalidade dissociada com a qual eu estava em ressonância negativa. Não houve nenhum ritual exótico, simplesmente a prece e a leitura do evangelho no começo e o agradecimento e o Pai Nosso, no final. A apometria não fere a proposta espírita em nada e, eu própria, a via com muitas reservas, entretanto, deixei de lado o preconceito para ser SOCORRIDA numa apometria e CURADA! Respeito e amo Divaldo Franco, mas o Espiritismo nos deu uma abertura magnífica para o desenvolvimento de nossas potencialidades. Deixemos de lado os dogmas e não ajamaos como Espíritas de batina, dogmáticos ao extremo! Na apometria da qual participei, nossos irmãos desercarnados foram tratados como merecem: com misericórdia, compaixão e esclarecimento. Depois, encaminhados a locais de socorro na Espiritualidade. Recomendo que, quem critica, primeiro CONHEÇA! Eu não conhecia e criticava. Graças a Deus pude ser beneficiada para contar minha história e defender a apometria… Recomendo que assistam, no youtube, palestras do maravilhoso JS Godinho que, aliás, tem vários livros a respeito! Espíritas, INSTRUI-VOS! PS: Casa Espírita é local de amparo fraternal. Se para isso, precisar se tornar clínica alternativa, que assim seja! O importante é fazer o bem, em nome do senhor Jesus, entretanto, a apometria da qual tomei parte, não ocorreu em centro, mas na casa da maravilhosa pessoa que doa sua vida para ajudar os outros e onde muitas curas já ocorreram. Nos centros está havendo resistência, justamente daqueles que criticam sem conhecer e estudar…

  2. PS: na apometria que conheço e estudo, nada há de esdrúxu-lo, pseudo-científico, não há ritual, nem gestual, nem gritarias, nem nenhuma destas baboseiras. A fraternidade com Jesus não admite destas bobagens e se algum apômetra o faz, acho não conhece a proposta da apometria cristã!

    • eu tambem nao, e conheço o kardecismo desde que nasci através de meu avo joao cabete é uma pena que dirigentes de casa espirita se sintam ameaçados pela apometria afinal de contas sempre achei que o espiritismo fosse uma doutrina ligada a ciencia e nao uma religiao dogmatica divaldo pereira franco colocou a apometria que eu desconheço numa capsula e a mandou para o magma da terra assim como muitas casas espiritas por puro preconceito por se sentir ameaçado afinal o espiritismo é amor e ciencia por tanto divaldo voce foi muito infeliz neste comentario´

  3. Só para arrematar: frequento um centro espírita kardecista de minha cidade há dezesseis anos. Minha intuição sempre me dizia que havia algo errado comigo: frequentava varios ‘COEM’ e minha mediunidade sempre ‘truncada’, entretanto, sempre exigiram que eu começasse a trabalhar, o que, prudentemente, eu não havia feito… Somente na apometria meu obsessor de 400 anos foi AMOROSAMENTE doutrinado. No centro, iriam colocar uma doente para cuidar de outros. Como eu poderia, desvitalizada como estava com a obsessão, exercer meu trabalho a contento? Por que nenhum ‘sabe-tudo’ do centro enxergou isso! Abençoada seja a minha intuição. ABENÇOADA SEJA A APOMETRIA…

  4. Daniela, salve!
    Quanta Luz!
    Na troca de idéias sobre um dado assunto, quando cada um externa o que conhece e principalmente pautada na experiência, nasce a Luz!
    Muito obrigado pelas suas colocações, que são sempre bem recebidas (ao longo dos anos), no exercício do direito da liberdade de expressão.
    Suas palavras são importantes para todos nós, eu inclusive.
    Por favor, nos endereços abaixo estão publicações já feitas sobre a Apometria.
    Por favor, observe as datas.

    http://wp.me/p1oMor-cN5
    http://wp.me/p1oMor-cMx
    http://bit.ly/rXmpOM
    http://bit.ly/tAdb0r
    http://bit.ly/tp5g4k
    http://bit.ly/vLKWia
    http://bit.ly/u7cVbn

    Muito obrigado.
    Exercendo o direito da liberdade de expressão, reitero: Eu a tenho no meu Coração.
    Fraternalmente,
    Eudison -71,6- aprendiz em todas as instâncias da Vida.
    O blog SinapsesLinks não tem competência para exercer juízo sobre outrem.
    *

  5. Pois, eu Tereza Cabbaz Bicudo, já frequentei sessões de apometria, levei meu filho que na ocasião foi curado de uma obsessão, e, eu como acompanhante também me consultei, e aí eles me disseram que eu era uma médium de vidência e que iria ver muitas coisas ainda. Porém a única coisa que vejo são cores. Muitas cores maravilhosas, entrelaçando-se umas às outras, muito brilhantes e resplandecentes. Recebo esporádicamente, avisos do plano espiritual, porém, em sonho, digo sonho, mas, são tão reais que quando acordo confundo o sonho com a realidade. Esta casa que frequentei ficava na rua João Ramalho na Pompéia não sei se ainda existe. Gostei muito. Obrigada pela oportunidade de ter a oportunidade de falar aqui sobre esta minha experiência. Eu Tereza Cabbaz Bicudo

  6. Olá permita-me o favor de dar minha opinião, sou espírita desde do ano 2000, participei de todos os estudos que tive oportunidade, participo de reuniões mediúnicas e sempre procurei ser zeloso pelo que aprendo todos os dias. Conheci a Apometria através de um grupo da cidade de Frutal/MG, também não vi nenhuma inconformidade com a doutrina Espírita, após este primeiro contato pesquisei bastante e depois de receber a visita da dirigente deste grupo aqui em nossa cidade, criamos um grupo de estudos sobre Apometria e começamos os atendimentos internos há 15 dias. Infelizmente, as pessoas que estão na frente do movimento Espírita, simplesmente por não conhecerem novas técnicas, não as aceitam. E quanto aos gestos, rituais, gritaria ou falta de respeito ou amor com o próximo, pelo menos até onde eu vi e pratico não existe. Só para não criar confusão: o grupo de apometria que criamos não foi na casa espírita.
    “A Doutrina Espírita é reveladora, universalista, progressista, evolucionista, reencarnacionista e consoladora.”; Então se é progressista, deve aceitar e até completar o que é novo e bom. Abraços a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *